Post 19

Em Florença

Esse post escrevi em BH, já em casa, pq queria digerir bem...

Florença não é uma cidade qualquer, é uma cidade que faz você querer voltar. Mesmo que não tenha um motivo óbvio, você volta. Ela respira arte. Tinha músicos nas ruas principais, bons músicos, que atraiam a atenção de quem passava. Nas praças, ou onde dava (deve haver um limite pra isso) barracas expondo pinturas e figuras da Itália. Pinóquios por toda parte. Grafites e figuras coladas nos muros, em locais estratégicos, nada que atrapalhe a arquitetura, uma das minhas diversões na semana em que vivi Firenze, era descobrir novas artes urbanas. Na rua do apartamento tinham várias, e desconfio que o artista era vizinho do prédio.

Então vou começar do começo: Aluguei um apartamento, por 5 noites, que fica na rua de trás do Palazzo Pitti; da porta do ap até a porta do Palazzo era uns 2 minutos. Foi pelo AirBnb, ap delicioso, com mais de 600 anos. "Nossa, caindo aos pedaços, né?!", você pergunta. Não, decoração bem feita, cuidadosa, anfitrião solícito e muito agradável. O único porém é a escada estreita, não tem elevador, e se você for uma pessoa nervosa pode não gostar do vizinho que chega 9h da manhã de uma bela noitada, cantando alegremente e a esposa o expulsando de casa kkkk Não foi assim todo dia, mas foi até divertido. Toda vez que escuto alguém pigarrear, me lembro dele.

Comprei as entradas pra Galeria Uffizi pela internet, pra garantir que esperaríamos pouco na fila. Por mim, teríamos ido logo no primeiro horário, mas pediram para comprar pra 10:15... tão tarde, ó céus! Maravilhoso, e ainda estava com algumas obras temporárias de Da Vinci.

Para entrar do Duomo é necessário enfrentar uma grande fila que anda até um pouco rápido, mas na minha opinião, não precisa se matar pra ir, o tempo de permanência na igreja é bem pequeno. Tem apenas uma abóboda pintada, mas ela vale o passeio. E observar o duomo do lado de fora já é um passeio! Ele é lindo!

E, se você está em Firenze e não vai ao Pitti, eu não sei dizer o motivo de você ter feito isso. Eu fiquei umas três horas lá, vendo as galerias e ainda ganhei um passeio guiado à algumas salas restritas e à cozinha do palácio (uma delas). Éramos eu de brasileira, 3 italianas, 2 franceses e 3 ingleses. A guia não falou nada em português. Quem lucrou com isso? Euzinhaaa! Que entende bem italiano, um pouco de inglês e, olha, vi que entendo até francês! Que maravilha! Depois fui ao Giardino di Boboli, que faz parte do palácio. Mas não andei em todo o jardim, explico: Como minha tia e meus primos dormiam até tarde, eu acordei como de costume e ao invés de esperá-los para começar a viver Firenze, me arrumei e fui ao Pitti. Nem imaginei que fosse ficar tanto tempo olhando as telas e esculturas, nem que se eu comprasse o ingresso pro jardim, junto com o do palácio, eu teria um desconto. Então, fui de saltinho, só porquê estava cansada de usar só sapato baixinho. Daí, andar do ap até o palácio era um minutinho, e ver a galeria, tranquilo... mas o jardim de saltinho... rolou não. Mas deu pra ver bastante coisa e, te digo uma coisa, separe um tênis, uma garrafinha de água e sua manhã para visitar os dois, mas a manhã inteira! Teria ficado umas duas horas naquele jardim se tivesse ido a caráter.

Outro lugar que é ponto turístico e estava do ladinho do apartamento é a Ponte Vecchio. Ela é aquela ponte famosa, que parece ter um monte de casinhas em cima, na verdade é cheia de lojas de joias e semi-joias, artistas expondo arte no chão da ponte e muita gente, muita gente circulando.

Fomos também ver o por do sol na Piazza Michelangelo. A vista é maravilhosa, e ver a cidade mudando de cor é muito lindo. As pessoas levam vinho, ou qualquer outra bebida, sentam-se na escadaria e ficam batendo papo enquanto o sol se despede. Isso é lá pras 20:30. Na praça mais embaixo tinha muita gente também e dois músicos tocando bossa nova, tava uma delícia.

A dica para comer em qualquer lugar é ver se tem o selo do Trip Advisor, ou então mete a cara mesmo que você pode dar sorte :) Normalmente, nos locais mais antigos é mais fácil dessa sorte acontecer.

Na última tarde, nos sentamos na praça do Pitti e tomamos uma cerveja mara! No mais "nada pra fazer" da vida, ou como dizem: Dolce far niente. kkkk

As pessoas são gentis, pelo menos comigo todas foram. Aliás... o que as pessoas reclamam tanto dos italianos eu não vi nada de grosseria, creio que minha energia devesse estar linda e só atraiu gente bacana. Só ganhei o passeio restrito no Pitti porquê conversei com o homem que recebe as pessoas no museu. Quando eu estava saindo da galeria um, ele me abordou e me disse que às 10:30 eu poderia voltar ali que teria uma visita guiada, que bastava eu aguardar. Tinha muita gente lá. Aposto que mais pessoas adorariam ter ido. E o tiramissú que ganhei do atendente mais charmoso da itália kkkk Em Milão ganhei um café mais caro e um pedido de namoro. Em Verona a atendente mais alto astral e gracinha do mundo me deu quatro pãezinhos só porquê eu perguntei o nome do nigucim! Em Veneza, a moça saiu da loja pra me explicar como chegar onde eu queria... sério?! Fui acolhida, acho que querem mesmo que eu volte.

  



  

Restaurante com vista pra Ponte Vecchio, que tem o funcionário mais galã de toda a Europa!
Il Ristoro, tiramissu delicioso! 

O melhor café que tomei em Florença, talvez em toda a Itália 

  



Comentários