Ética

Afinal, o que é ética?

é.ti.cas. f. 1. Parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. 2. Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.

Não só numa profissão, mas na vida. Vida em comunidade... isso não é simples. Estávamso discutindo isso hoje, e depois eu fiquei pensando em muita coisa. Fiquei pensando inclusive, em como eu estava deixando, meus valores para trás, para fazer a vontade de alguém que não sabe o que quer da vida. Alguém que talvez saiba, mas, que mesmo assim, deixa outra pessoa guiar a vida. Essa pessoa, aliás, todas as envolvidas, tem valores éticos. Eu, a pessoa numero 1, deixou de "viver na ética" por alguns instantes para fazer a vontade da pessoa numero 2, que deixou de "viver na ética" desde que re-conheceu a pessoa número 3, que só "vive na própria ética", passando por cima, pisando, em todos, porque para ela, a pessoa 3, isso é certo!

Pois bem, depois de apresentar os personagens... pensando nisso, em como eu deixei de fazer o que é certo por vontade de outro, pensei em outra coisa: isso não me fez bem na hora, não está me fazendo bem agora. Mentir não é certo, não para mim. Ainda mais na situação em questão. Não, mentir não. O fato é que eu contei a verdadeira verdade para o nº 3! E tive que dizer em seguida que estava louca, que não era daquele jeito... porque o nº 2 pediu, implorou. Eu, que estava trabalhando, fugi novamente dos meus valores. Tratei de assuntos pessoais, sérios, que devem ser tratados cara-a-cara, pelo telefone da empresa!!! Que absurdo, e, que saco!!!

Como meus valores dizem: "você em primeiro lugar, sinta-se bem com tudo o que faz." Eu digo: o mal será desfeito, por quem o fez. Eu mesma. Mas, se isso acarretará outro mal maior... não me importo, porque EU venho em primeiro lugar! Falei?! Então, preparem-se, a bomba vai fazer um boom, maior do que o esperado... porque vocês sabem, um balão que fica muito cheio, quando se estoura faz um barulhão. Quanto mais alto, maior a queda... essas coisas...

Tem mais, as pessoas adoram dizer o que a gente deve fazer ou não... isso nos tira do nosso caminho, caso a gente passe a seguir as influencias dos outros. Isso é triste! Porque a vida da gente passa a ser a vida do outro e tem quem se divirta com nossas histórias, como se fossem novela. Acabe com isso, a não ser que o outro seja um escritor disposto a escrever a história da sua vida! Por isso, eu decidi hoje, com todos esses pensamentos e tantos outros que não coloquei aqui, que vou assumir riscos e fazer o que eu acho que devo, porque sim, porque quero e porque é isso aí!

Verdade sempre! É assim que você quer, assim será, fofa!

Divirtam-se e não se percam no caminho dos outros!

Comentários