Cadê a sacolinha?

Faz um tempo que minha filha foi fazer uma pesquisa escolar sobre a Itália, e eu fui ajudar... Dentre várias coisas legais descobrimos que lá foi abolida a sacolinha plástica nos supermercados e estabelecimentos comerciais. Se quiser uma sacolinha, pague por ela. Achei tão bacana!!

Então, no início do ano veio a notícia que aqui em BH, a medida ecológica seria adotada e seria lei! Achei legal demais! Fiquei me achando importante e mais italiana do que só no nome e sobrenome... uau! Mas então, quando o calo apertou é que comecei a pensar na situação de fato. Com a extinção da sacolinha plástica, onde eu colocaria meu lixo pro lixeiro levar pro aterro? Comprando com as sacolas ecológicas, essas de pano super gracinha que se encontra agora em todo canto, as sacolinhas plásticas sumiriam da minha casa. Eu e todo mundo da minha família já estávamos acostumados a fazer compras com essas ecológicas, mas tem dias que a gente esquece de colocar ela no carro, ou, na bolsa.

Pensei então que a solução, não de 100% do destino lixesco, seria a tal da composteira e seleção de papel e plático. Mas já tentamos fazer a composteira e não deu muito certo pois ela fica no fundo da casa e nem todo mundo lembra que ela existe. O ideal é separar o lixo diariamente, à noite recolher o lixo orgânico e colocar na composteira e os que não se aplicam, vai direto para a lixeira, assim evita-se as formigas e insetos nojentos. Mas... chega uma hora que até o mais empenhado desiste! E o lixo que não se aplica nem à composteira nem a separação? Vai ser descartado como?

Resposta: Gastaremos em compras de sacola plástica que vem em rolos ou saco de lixo enorme para latões...

Estou preocupada com o mundo que vem por aí, com a educação da minha filha e com o dinheirinho que sai do meu bolso. Gostaria de ter alguém para me dizer se isso é economia e se isso é ecológico. Vai ficar melhor mesmo ou vai ficar igual? Alguém???

Comentários