Quanto tempo!!!

Opa! 6 Meses depois e olha eu aqui... Vários assuntos ruminaram na minha cabeça todo esse tempo, mas tenho pensado em 140 caracteres, microcontos, o que não é suficiente para escrever em um blog, né? Ou é? Fato é que tenho sentido falta de escrever, eu gosto de escrever! Tenho dificuldades em colocar o que penso no papel, na tela... mas isso é treino, com treino a gente melhora as habilidades. Com treino já estou até correndo na esteira! Olhaaaa! Tá bom, 4 minutos, mas é alguma coisa. Já posso correr da minha casa ao ponto de ônibus quando estiver atrasada!!! Li em algum lugar que o cérebro demora em média 21 dias para se acostumar a alguma coisa, portanto, insista em manter seu novo costume até que seu corpo sinta falta.

Então, acho que esse post é sobre metas e acançá-las. Nada de auto-ajuda! Não tenho formação pra isso e nem quero ser charlatã. Sou uma produtora editorial, procurando um nicho. Bom, voltando às metas... Meta é algo que se almeja alcançar, para isso precisa que seja real. Algumas coisas que sei que funcionam:
1º - Proponha-se a atingir objetivos que sejam atingíveis! Não adianta eu querer perder 10kg em um mês. Isso faz mal pra saúde, muito mal! Não importa o quanto eu esteja pesando.

2º - Pegue seu objetivo final e divida em etapas. No caso da corrida, meu sonho é correr 30 minutos direto! Se eu colocar esse objetivo pra daqui um mês, como posso comprovar que darei conta? Partindo esse objetivo. Se a cada dia que eu praticar corrida, conseguir correr um minuto a mais, em 30 dias estarei correndo o tempo que eu quero. Mas como se trata de corpo, as coisas tem limites, como tudo na vida. Às vezes, o seu máximo é ótimo, às vezes, é demais. O que pode ser perigoso pra sua saúde, então, se esforce para manter o ritmo e quando se sentir preparado, avance. E sempre que se tratar de saúde, acompanhamento de um BOM médico ou especialista no assunto é fundamental.

3º - Não desista! Chega uma hora em que perdemos a paciência, parece que vai dar tudo errado. As coisas realmente dão errado ou não são exatamente como gostaríamos que fosse. Mas o objetivo está ali, a meta está lá na frente. Se você se esforçou para alcançar esse objetivo, você irá acançá-lo. Se ao final do tempo proposto as coisas não sairam como você planejou, refaça os planos, agora, baseado na sua experiência. Pode ter sido um problema de planejamento ou de empenho mesmo. 

4º - Seja verdadeiro com você mesmo. Tá dando errado? Pare e pense no que está fazendo para dar errado? O que está fazendo para dar certo? Reformule a tática de ataque sempre que necessário.

5º - Escolha alguém para ajudar a medir seus esforços. Um terapeuta, um amigo, o médico, a nutricionista, um gráfico... 

6º - Anote seus passos para mais tarde você analisar, no caso de uma dieta, a nutricionista indica que se faça um diário alimentar. Meu avanço na corrida é medido na ficha da academia, assim como meu peso e a carga que aumento nas atividades que pratico.

7º - Ao final, se deu certo, parabéns! Se não, refaça sua meta... a vida é assim, a gente sempre quer alguma coisa, quando deixamos de querer ela perde o sentido. 

Tem gente que quer muita coisa, no momento quero poucas, pequenas, mas são minhas! ;)

Comentários