Gente e educação

Rolando a Copa do Mundo no Brasil e as pessoas se surpreenderam com os japoneses que, após o jogo do seu time, antes de sairem do estádio, recolheram o lixo produzido por eles na arquibancada. Mais surpreendente do que isso, é as pessoas se surpreenderem com isso. Eles fizeram simplesmente o que todo torcedor deveria fazer, como dever, como cidadão do planeta! Isso não foi nada demais, já está encorporado na cultura deles. Foi algo grandioso para nós, onde existe a cultura do "deixa pra lá, alguém limpa depois", "se eu recolher o lixo tiro o emprego do gari"... e por aí vai.

E fila gente? Todo lugar tem fila! Outro dia fui ao cinema e como chegamos mais cedo ficamos perto da entrada, conversando, simplesmente conversando. De repente olho pro lado e percebo que havia se formado uma fila atrás de nós. As pessoas simplesmente se acostumaram a fazer fila pra tudo. Ontem mesmo, eu estava na plataforma do MOVE aguardando o meu ônibus chegar e terminar de estacionar, veio uma moça e me perguntou se eu estava formando uma fila, eu disse: "Oi?", ela completou: "É que algumas pessoas usam fila pra entrar nos ônibus". Eu sorri e disse: Eu uso gentileza.

Acho que ela entendeu. Gentileza é só mais um aspecto da educação. Com educação e gentileza não precisa de fila. A vaia dada à presidenta, precisava ser dada sim, ela sabia que isso aconteceria. Mas é só pra ela, gente? O desvio de dinheiro que deveria estar indo pra educação, saúde, etc., evapora. Então, a vaia deve ir pra todo mundo que auxilia a mágica do sumiço desse dinheiro. A vaia deve ir pra todo mundo que não tem gentileza. Pra quem fura fila, já que foi formada vamos respeitar... vaia pra você também, furão! Mas o mais interessante disso tudo: eu duvido muito que quem estava lá no estádio vaiando a Dilma dependa de educação pública. A maioria ali estudou em escola particular, então, não é só desse tipo de educação que o povo precisa. Vá vaiar seus pais também que não te ensinaram o que é o respeito ao próximo, vá.

Comentários