Tecnologia contra nós

Post hoje é curtinho, é só uma coisa que de repente me incomodou muito ontem e hoje. De repente, como se alguém tivesse estalado os dedos ao meu lado, eu me dei conta do caos no ponto de ônibus, depois dentro do veículo, depois na rua caminhando para o trabalho e, hoje, de novo, estalaram o dedo quando passei perto de uma pessoa ao telefone numa discussão que parecia bem inflamada. É, o caos vem da tecnologia, do telefone celular, que nos acompanha em todo lugar. Toca onde quer que seja e te pede para atender, ou obriga mesmo. Tira você da sua paz interior, do seu momento consigo mesmo e te questiona uma coisa qualquer que faz você discutir no meio da rua como se a pessoa estivesse ao seu lado, que faz você compartilhar histórias e momentos com quem está do outro lado da cidade e mais 40 pessoas a sua volta, dentro do busão... eu chamo essas pessoas carinhosamente de #asamiga.

Tem me incomodado muito a necessidade das pessoas estarem conectadas, estarem resolvendo problemas, conversando, mandando e-mail, rindo sozinhas (com vários amigos e familiares a sua volta) ao lerem uma mensagem de algum meio social. Interação. O tempo inteiro. Aí o zapzap sai do ar e todo mundo desespera. Como é que a vó fazia pra falar pra mãe dela que estava indo na casa de uma amiga? Eu também interajo no celular, mas, em público procuro fazer isso o menos tempo possível e tento resolver apenas coisas que precisam de resoluções rápidas. Economizo bateria, crédito e meu tempo. De quebra continuo a ver as cenas surreais por aí, que parece que só eu vejo...

Comentários