Post 10 (mas é melhor ficar antes do 9)

Em Florença e em toda Itália, imagino eu, não se encontra trocador nos ônibus. Tudo aqui depende do bom caráter de quem usa.

Funciona assim: vc compra uma passagem na "tabaqueria" por 1,50 e quando entra no ônibus procura por uma maquineta, enfia seu bilhete lá no lugar indicado, a máquina grava data e hora no bilhete e vc retira. Lembre de não fazer isso duas vezes no mesmo. Pronto.

Com esse mesmo bilhete você também pode andar de metrô (super eficiente em Milão) e tram (um ônibus elétrico tipo o nosso bonde... nosso não pq em BH não tem, mas algumas cidades do Brasil ainda tem alguns). É importante que convalide o meio de transporte em ao entrar nele e mostre como você tem bom caráter... ou seja, em 90 minutos você consegue atravessar a cidade ou ir e voltar de algum compromisso pagando apenas um bilhete.

No metrô você compra o bilhete na máquina, insere as moedas ou nota e o bilhete sai impresso, logo em seguida o troco, caso haja. Algumas catracas são roletas e outras são portinhas de vidro e nem dá pra pular. Quase nunca tem um funcionário nas estações. Serviço self service.

MUITO IMPORTANTE: não jogue fora esse bilhete ao entrar na catraca do metrô pois muitos pedem para inseri-lo também na saída.

Em Milão é muito tranquilo se locomover de ônibus ou metrô, de metrô então é maravilhoso! No hotel pegamos um mapa com as linhas traçadas e foi muito fácil. Já posso vir sozinha. Só preciso treinar mais o italiano e o inglês para quando não entenderem o q eu digo.

Comentários