Lua de sangue é falta de empatia

Foto: Imleedh Ali/Unsplash

Fui dormir e, como de costume, antes de fechar a janela, procurei pela Lua. Lá estava ela, linda, enorme, cheia e vermelha. Astrônomos e místicos chamam a lua daquela tonalidade de lua de sangue, ou lua sangrenta. Estava maravilhosa! Então fiquei admirando aquele fenômeno e como não sou muito de saber sobre fenômenos astronômicos, achei bonito mas me questionei o motivo dela estar daquela cor.

Me lembrei de um dia em que estava dirigindo e na minha direção estava o Sol se pondo. O que era aquilo?! Fiquei tão impressionada com a beleza do que via, que a vontade que eu tinha era de continuar em linha reta para poder vê-lo com mais perfeição. As cores variavam em vermelho, laranja, amarelo e tons de rosa. Resumindo: incrível! O que me levou a outra lembrança: na escola um professor falou que os tons rosados que vemos no pôr do sol, é resultado do reflexo da luz solar na camada atmosférica mais poluída. Ou seja, quando o céu está lindo, rosado, meio roxo, puxando pro lilás... sim, é por causa da poluição que está demais! 

Voltei pro presente em milésimos de segundos e me perguntei se a cor vermelha da 'lua de sangue' seria poluição. Mas não precisei pesquisar no Google nem em outro local, o cheiro no ar denunciava. Cheirava a queimada e a tristeza me abateu. Nessas épocas de seca, quando o calor é escaldante, a umidade é baixíssima, as queimadas ocorrem até de forma espontânea. Com isso eu quero dizer que não foi provocada por ação (des)humana. Parte da Amazônia estava queimando há dias, só não se sabe ao certo se foram causas naturais ou de desnaturados. Fato é que o cheiro no ar denunciava que aqui por perto também ocorria alguma queimada.

No dia seguinte, eu que adoro uma neblina, olhei pela janela e fui tomada pela tristeza. Como eu sabia que era impossível o que via, não consegui enxergar beleza. A cidade foi tomada pela fumaça de queimadas em locais distintos  na região. A imagem seria muito bonita se fosse um dia frio, pois eu saberia que sim, era neblina. Mas naquelas condições, eu sabia que era fumaça e o cheiro ainda era muito forte. A foligem estava aqui e ali. A Lua que estava tão linda quando baixa, realmente era uma lua de sangue, que estava sangrando pela Terra, por vê-la queimar e saber que muito disso, é culpa da gente que só sabe explorar, que não devolve o que ela nos dá. Falta da nossa parte, o verdadeiro acolhimento. Tratamos as pessoas como temos tratado a Terra, nos falta empatia.

Comentários