Carga mental

Eu sempre fui a "revoltadinha" aqui de casa. Acho que é porque eu vejo os problemas e dou o grito, não acho que o silêncio vá mudar comportamento algum. Meus "gritos", que às vezes são gritos mesmo, não fazem muito efeito. Veja bem. Eu, como mocinha, cresci aprendendo a fazer o que minha mãe fazia ou devia fazer. Com isso, eu ia fazendo o que ela fazia ou devia fazer. Repetição que chama né? Daí a gente aprende um pouco mais, ganha autonomia e passa a fazer do jeito da gente. Mas... eu fazia e faço o que deve ser feito. Porém, nessa casa onde ainda habito, crescemos meninos e meninas, mãe e pai. Meninos e pai sendo meninos e pai, meninas e mãe sendo meninas e mãe. Eu nunca concordei com isso. Então, reclamava. Ok, você pode não entender o que eu estou dizendo, serei clara e exemplificarei a coisa.

Aqui dividimos as tarefas. Foi um sucesso! 90% das coisas as meninas e mãe fazem, 10% das coisas os meninos ou pai fazem, ou não fazem, tanto faz... Estou sendo irônica, óbvio! Duas noites seguidas eu acordei e a toalha estava estendida na mesa. Custava alguém tirar, dobrar, guardar, estender o forro e colocar o jarro de flores de volta? Não... mas "não pediram pra fazer isso, se tivesse pedido eu teria feito" - diria um deles. Mas não é bem assim. Está bem delimitado que nos dias que o lixeiro passa, meu pai deve recolher o lixo e colocar na rua. Recolhe, do jeito dele mas recolhe. Recolhe tudo. Mas as lixeiras ficam todas sem sacola, ou com sacolas sujas de chorume, o que atrai moscas, formigas, baratas... As almofadas no sofá nunca ficam como foram deixadas. São detalhes, mas esses detalhes são parte do trabalho e é isso que faz com que nossas cabeças fiquem cheias! Afinal, um trabalho não é só o final do serviço, são todas as pequenas etapas para a conclusão. Enxergue como um projeto e entenderá.

Queridos amigos, por favor. Se esforcem. A casa é de todos, você também vive nela, então  experimente viver como se só você vivesse. Se você tira o lixo, não tem mais ninguém para colocar outra sacolinha. Se você varre a casa, não tem mais ninguém para recolher o lixinho. Se você coloca roupa no cesto, não tem mais ninguém para colocar para lavar, estender, passar e dobrar. Apenas faça!

Talvez você não se contente só com minha revolta e precise de alguns artigos ou opinião vindas de fora, então eu vou listar três aqui pra você entender direitinho e deixar de viver como se ainda fosse um neném que precisam fazer tudo por você pois você ainda não é capaz de raciocinar e executar ações. E um plus, do BuzzFeed com um teste no final. É legal fazer com suas próprias respostas e depois responder como se fosse o outro.

Carta Capital
El País
Hypeness

Obrigada pela leitura e espero que atitudes sejam tomadas, apenas saber não vai mudar nossa vida e, ah! Isso não é papo de feminista.


Comentários