Criando novos hábitos

Criar novos hábitos não é muito simples, nem todas as fórmulas irão vingar. O que funciona pra mim pode não funcionar pra você. Pra isso, eu sugiro inspiração e uma boa dose de flexibilidade, pra encaixar o que você precisa, onde é melhor na sua rotina.


Estou mesmo surpresa com a facilidade com que estou lendo livros, chegando até o final em menos tempo do que imaginava conseguir. Gosto de ler mas tenho um pequeno problema, quando começo a ler o sono vem. Posso estar sentada, recostada, de pé... o sono vem. Já fiz várias coisas para driblar essa situação e não consegui. Já havia ouvido um podcast com o resumo do livro O milagre da manhã e não gostei, não gosto de nada que imponha regras "Passe a acordar tal hora". Não, isso não funciona comigo, não tá certo. Não dá certo. Mas então o que eu fiz pra conseguir ler mais? Implementei novos hábitos.

Tenho uma amiga que me envia com frequência uma live que uma coach faz todos os dias às 5:15 da manhã. Imagina eu assistindo essas lives às 5h da madrugada? Não... por melhor que seja o assunto abordado, ela grita muito, fala com aquela energia forçada (ou não) dos life coachs. Eu não consigo assistir nem 5 minutos. Preguiça. Então eu estava pensando nisso: cara, se eu for acordar 5h da manhã, pra ter um dia mais produtivo, eu NUNCA na minha vida vou perder uma hora pra assistir uma live dessa! Perder uma preciosa hora com live? Eu posso assistir depois, posso ouvir enquanto tomo banho depois da academia. Sei lá! Eu prefiro acordar e meditar, ler, se a academia estivesse aberta eu iria pra academia... e PLIM! (escutou o barulhinho mágico aí? Pois eu ouvi quando terminei de esbravejar)

Todo dia, ou quase todos os dias, eu acordo por volta das 5h mas enrolo na cama porque a academia só abre 6h. Então após o PLIM! eu "acordei", era 11h da manhã quando eu acordei pro que estava fazendo com minhas manhãs.


No dia seguinte, acordei por volta das 5h, arrumei minha cama, coloquei a roupa da academia, fui até a cozinha, coloquei água pra ferver e tomei um copo de água, fui ao banheiro, fiz xixi, lavei as mãos,  lavei meu rosto e arrumei meu cabelo, voltei pra cozinha, coloquei o chá no bule, passei a água fervente, sentei na sala pra meditar e ali fiquei 20 minutos sem sentir. Fui ao meu quarto e peguei o iPad, escolhi um livro digital, sentei na bancada da cozinha, servi meu chá, li durante uns 20 minutos enquanto tomava um chazinho até dar 6h, hora que a academia abre. Levantei e fui treinar.

Desde então eu não me forço a acordar mais cedo mas faço das minhas manhãs, manhãs mais produtivas. Faço nesse horário, coisas que o barulho e movimentação da casa não me permitiriam fazer. Por fim, com a aquisição desse novo hábito, passei a ler 20 minutos ou mais por dia e isso é muito mais do que eu fazia quando deixava pra ler à noite. Claro que como não coloco o despertador pra tocar, em alguns dias eu acordo mais tarde e escolho ler ou meditar ou meditar por menos tempo e ler ou, ou, ou... Flexibilidade. A maioria das vezes escolho meditar, por menos tempo que seja, mas sei como meu corpo funciona e sei que ler, eu posso ler durante o café da manhã, por exemplo. Só me forço a fazer tudo o que me propus a fazer naquele dia. E por incrível que pareça, se você não pratica meditação pode até duvidar de mim, mas a meditação me deixa mais desperta, manda o sono embora. Parece que a meta de ler em média um livro por mês será batida com louvor.

Se tiver mais insights em relação à aquisição de hábitos,virei aqui registrar. Espero estar sendo útil.

Comentários