Ser exigente com o próprio trabalho

O comum, normal e desejável, seria que fôssemos todos exigentes e cuidadosos com nossos trabalhos. Mas nem sempre somos, nem sempre damos o que temos de melhor e é por isso que ficam aparas e pensamentos de que "será que poderia ter feito diferente?"


Estou dizendo isso por que sou uma pessoa que prefere fazer a ter os outros fazendo por mim e, no final, perceber que eu teria feito melhor. Talvez apenas diferente. Isso recai quando o serviço é feito  sem vontade ou porque eu que não soube delegar bem a tarefa? Talvez eu tenha tido receio em dizer: ei, conserte isso aqui, assim não está bom. Contextualizando:

Eu estava assistindo um curta que fiz durante a faculdade. Adoro! Me orgulho muito dele. Escolhemos um texto de um livro que havia sido trabalhado em outra disciplina e adaptamos para um roteiro. Bom, nós adaptamos, eu e mais duas colegas, mas definitivamente não ficou bom. Então eu peguei e refiz tudo, decupei e etc e tal. Apresentei o trabalho finalizado para as colegas, uma achou ótimo e a outra se sentiu ofendida. Eu fiz o máximo pra facilitar pro nosso ator (que não era de fato um ator) e pra mim que iria trabalhar em todas as etapas. Por fim, todos aceitaram, convocamos um colega da sala que tinha o perfil exato do nosso personagem e lá fomos nós.

Pra facilitar para o ator, eu coloquei a maior parte das falas como pensamento, daí seria gravado pós filmagem em estúdio. Ele agradeceu e fizemos como o combinado. Durante as gravações não fiquei corrigindo ele, apenas quando saía muito do tom. Ele mesmo se corrigia e eu fiquei constrangida em pedir que ele lesse o texto com mais interpretação, com mais vontade. Então hoje eu vejo o vídeo e só penso que eu, como diretora, podia ter pedido mais ânimo, mais empenho. Mas só pensava que ele estava ali, fazendo um favor pra gente. Mas e eu? Eu estava fazendo o meu trabalho e não fiz bem o que deveria.

Isso não é ser eu. Eu não pensei que aquele era o meu trabalho, eu só pensei que ele estava ali fazendo um favor. Não sei como seria se eu tivesse pedido pra fazer um pouco diferente. Talvez, o que ficou bom, tivesse ficado ótimo. É importante nos colocarmos na posição de observador e detectar onde estava o erro real. Ao invés de culpar o outro, encontrar onde foi que nós erramos no processo. Isso não é vergonhoso, é engrandecedor. Isso nos faz amadurecer como profissional e como pessoa. Foi bom eu ter refletido sobre isso, pra levar pra frente sempre a pergunta: isso que eu fiz, poderia ter feito melhor? Se não fui eu quem fez, se eu apenas deleguei, no processo de delegar, onde foi que eu errei? Qual instrução eu deixei de passar ou qual etapa do processo eu pulei?

Think about it!

Link pro curta caso você queira ver :)

Comentários