Depois da tempestade...

Eduardo Lage/Unsplash
Eduardo Lage/Unsplash

Tem um vírus "novo" rodando o mundo. Não vou discutir como ele chegou e nem onde vai parar, mas acho que a mensagem que ele passa é bem clara: vamos ter que rever nossa conduta, nossa postura, nossos costumes, nossos negócios.


Vamos ter que mudar, talvez voltar muitos anos atrás, em algumas questões para nos situarmos e sermos quem deveríamos ser. Um povo mais unido, mais patriota, menos egoísta. Aprendermos a nos ocupar de outras formas, a ocupar nossos espaços, a ceder espaço para os outros, aprendermos a consumir o necessário apenas.

Pra mim, a rotina pouco muda pois trabalho em casa e sou bem caseiraMas a academia fechou, era o local que eu frequentava todos os dias durante a semana e acho prudente. O álcool que usamos para desinfetar os aparelhos é super-diluído e o paninho não ajuda muito também. Somos instruídos a usar um paninho por vez, então passo num aparelho, depois no outro e no outro... Ok, atividade física ajuda na manutenção da imunidade e todas aquelas coisas que a gente já sabe. Você pode fazer atividade física em local aberto, ventilado ou dentro da sua casa. Felizmente, o Brasil não foi tão afetado quanto a Itália, mas o tempo de chegada do corona aqui ainda é menor. Não dá pra medir em proporções exatas por enquanto. Sejamos prudentes.

Vamos nos acostumar com novas formas de interagir, sem precisar abraçar ou nem mesmo tocar o outro, por muito tempo. Dizem que no final das contas todos teremos contraído o vírus, alguns não sentirão absolutamente nada e serão apenas vetores. Enquanto isso eu faço a minha parte para não sobrecarregar o sistema de saúde e prefiro nem pensar nisso e apenas seguir. Mas o mundo precisa mesmo de uma mudança urgente, talvez a mudança só ocorra através de pragas como essa. As pessoas precisam entender que somos todos vulneráveis mas que alguns são mais do que os outros, que somos todos seres humanos, que originalmente um não merece mais do que o outro e que precisamos agir por nós e pelos outros.

Já passamos por guerras, pestes, tsunamis... Como sou uma pessoa positiva e ansiosa, eu não quero saber do que está acontecendo, eu quero ver o mundo se restabelecer. Quero ver as pessoas dando a volta por cima, criado coisas interessantes a partir de algo tão ruim. Eu quero ver o mundo bem de novo, as pessoas entendendo o recado que foi passado e adquirindo hábitos mais saudáveis em todos os sentidos. Quero ver a economia aquecida, sem precisar detonar as reservas naturais, quero ver até onde a criatividade das pessoas pode chegar para superar os momentos de crise.

Comentários