Vidas pretas importam

Eu escrevo aqui com um pouco de receio se estarei falando bobagem. Eu vim me posicionar sobre a desigualdade, sobre as vidas pretas, eu escrevo porquê acho necessário colocar pra fora o que penso e o que sinto. 

Eu não sou negra. Meu nariz arrebitado e meu cabelo anelado são reflexos dos meus ascendentes pretos, mas minha pele branca não transparece. Mesmo que eu não tivesse essas características físicas, que eu descendesse apenas de europeus e vivesse em qualquer parte do mundo, eu deveria, como devo, continuar respeitando os seres vivos desse planeta e de qualquer outro. Preto é gente! Claro que é, eu já ouvi muito "preto nem é gente". Ridículo! Eu não assisti a nenhum vídeo, reportagem, nada que mostre um pouquinho do que foi o que essas pessoas sofreram nos últimos tempos pois me dói muito e não vou me ater a esses acontecimentos, pois eles não são os únicos e são apenas exemplos de quão podre nossa nação está. 

É complicado uma branca falar sobre racismo, podem dizer que não estou no meu lugar de fala. E não estou. Sofri preconceito pelo formato do meu corpo quando criança. Mas eu nunca precisei me explicar por ser branca. Zombavam do meu cabelo cacheado, falavam que ele era ruim (ruim pra quê?). Mas eu nunca tive que prendê-lo para agradar ninguém. Minha presença nunca foi uma ameaça por eu ser da cor que sou. Já fui desrespeitada por ser mulher, mas imagino os desrespeitos que sofrem uma mulher negra. Muita coisa é velada, mascarada, disfarçada de elogio... Então eu não posso falar nada, realmente eu não sei dizer sobre algo que nunca passei. Não dá pra dizer que nunca tive preconceito, não dá pra dizer que racismo não existe. A cultura brasileira é preconceituosa e racista. Cresci inserida nessa cultura e, apesar de me orgulhar de ser brasileira, não me orgulho de tudo que ela representa e carrega. Costumo dizer que se for pra reencarnar em um mundo desigual como a Terra está, eu prefiro ficar no limbo. O que eu posso fazer agora é pedir perdão. Eu sinto muito. 

Eu não aceito pessoas serem agredidas moralmente, fisicamente, psicologicamente... de forma alguma, pela sua raça, religião, sua cultura, ideologias ou por suas escolhas. Eu acredito que todas as vidas importam, mas não é por isso que nesse momento eu vou olhar pro meu umbigo. Pelo contrário. Agora é hora de olhar pra onde não olhamos por tanto tempo. Vidas pretas importam. Não tem melhor momento que esse para repensar posturas e atitudes. Não dá pra romantizar, preconceitos existem. Características físicas e culturais não deveria ser determinante de nada. Precisou algo horrível acontecer repetidamente, para que nós olhássemos pra fora de nós mesmos e eu sinto muito, isso não deveria ter sido necessário. Nada do que aconteceu contra as pessoas pretas essa vida inteira de Planeta Terra deveria ter acontecido. 

E se eu disse algo errado, me desculpe, estou aprendendo e de forma alguma tive intenção de magoar ou ferir ninguém.


Comentários