Tá acabando o ano que acabou com a gente

O ano de 2020 vai ser lembrado por muito tempo e irá entrar para a história. Será estudado nas escolas pelos meus netos e talvez pelos netos deles. Algumas pessoas dizem que 2020 foi um ano horrível. Foi?

Eu posso dizer que minha rotina foi pouco alterada, o que deixei de fazer foi ir à academia por aproximadamente 5 meses. Nesse tempo eu pude curtir meu jardim como não curtia há muito tempo. Continuei trabalhando de casa e quando perdi um cliente, ganhei outro. Privilégio que chama isso tudo. Eu ser obrigada a não frequentar a academia, ou como no meu caso, escolher não frequentar para me resguardar, só me mostra o quanto estou em posição privilegiada.

Perdemos pessoas queridas, graças ao acaso, não foi a doença do ano que as levou. Poucas pessoas que conheço se contaminaram e todas essas estavam também em posição privilegiada. O ano foi ruim pra muita gente, horrível pra tantas outras, mas pra mim foi praticamente igual.

O que aconteceu foi ter atrasado planos que estavam sendo  projetados para o início do ano, mas que de toda forma foram concretizados e, quem garante que não foi melhor assim? Esse ano fez uma coisa comigo, me aproximou de Deus e me fez questionar mais ainda a minha fé. Não que eu estivesse com medo da doença, não por mim. Eu passei a fazer como rotina algumas coisas que eram esporádicas como tirar um dia para oração. Não me liguei a religião alguma, também porquê essa nunca foi minha intenção. Eu simplesmente estou mais ligada com o alto.

Creio que as pessoas que souberam aproveitar as circunstâncias, que souberam levar o "apesar de" nesses meses, são as pessoas que vão dizer que saíram mais fortes, com a fé renovada, com as relações mais sólidas... sabe? Não dá pra ver essa situação apenas pela ótica negativa. O otimismo deve estar sempre ao nosso lado, pois é dando que se recebe, você dá com uma mão e recebe algo em troca com a outra. A gente nunca perde e só. Pronto, acabou. Quando nos desfazemos de algo no guarda-roupas, ganhamos mais espaço. Se você percebe que alguém não era lá uma boa amizade e deixa esse alguém ir, passar pra outra fase sem você, você não perdeu um amigo, você fortaleceu seu amor próprio e ganhou sabe-se lá o quê que essa pessoa pudesse estar fazendo você perder esse tempo todo. Sua energia, por exemplo! Seu tempo.

Esse ano eu ganhei alguns quilos que não estavam planejados, até porque o plano era perder ao invés de ganhar. Ao invés de eu brigar com o espelho eu aprendi a admirá-lo. Tô amando? Não. Mas não o odeio, eu o respeito. É esse corpo saudável que me faz estar de pé todos os dias e veja só que privilégio o meu, eu tenho um corpo saudável que pode ficar de pé. Percebi que posso gastar muito menos do que gastava, apesar de já gastar pouco. Percebi que posso investir em coisas boas para meus cuidados especiais, pois são meus cuidados, é a minha pele, meu cabelo, e eu mereço ser bem tratada e isso começa por mim.

Me tratar bem também significa não comer qualquer coisa, preocupar com a qualidade do que eu ingiro, pois o alimento também é remédio... ou veneno, a depender de seu uso. Mas não devo me punir a cada vez que eu cair em tentação, hábitos são complicados de ser mantidos e mais ainda para ser retirados.

fotografia de uma lente de câmera focando em uma paisagem em tons amarelados
redcharlie | Unsplash

Pra mim, esse ano foi todo planejado pelo Arquiteto do Universo, para que mudássemos nosso foco, mudássemos o ângulo de visão. Para olharmos onde e quem não enxergávamos ou dávamos pouca atenção e isso se afirmou nas outras ocorrências além da doença. Movimentos tomaram força. Em Belo Horizonte, a candidata mais votada é uma pessoa trans e várias outras foram eleitas pelo país. A Amazônia pegou fogo de novo e, apesar de várias pessoas dizerem que isso acontece todo ano, dessa vez foi diferente porque dessa vez nós vimos que estava acontecendo e, não só nós população do Brasil, como o mundo inteiro.

Eu proponho a cada um pensar o que esse ano maluco trouxe de bom, proponho também compartilhar. Quando a gente compartilha, reforça o compartilhado. Torna o sentimento mais vívido. É algo como a partir do momento que compartilho uma ideia, ela se torna viva. Compartilhe o que de bom aconteceu, o que de bom você aprendeu. Sem os 'mas' e os 'porém', apenas o positivo que o negativo deixou.

Se quiser me contar eu vou ficar feliz em saber :)

Comentários