Abrindo-se para ler e ver as entrelinhas

Eu tenho postado pouco no feed do Instagram, já falei aqui sobre minha falta de querência e desamor que desenvolvi por essa plataforma. Mas eu tenho muita coisa pra falar nos stories e fico assim: será que eu tô falando demais? E se eu gravasse um story pra cada coisa que eu penso sobre as coisas que fazem parte do meu trabalho e dos meus estudos, rapaz... Eu teria, de fato, muito conteúdo.

Mas conteúdo pra quem?

Aí eu penso logo que meu perfil é fechado, fechei tem uns meses, que quem não quiser é só pular e de fato isso foi normalizado, as pessoas pulam e seguem só quem posta com frequência o que as interessa. Sabe? Eu faço bolos, só sigo quem faz bolos e fala sobre bolos. Bom, eu não sou esse tipo de pessoa. Eu pulo sim quando as pessoas estão falando algo que não me interessa naquele momento, mas a maioria das vezes que abro o aplicativo é pra distrair mesmo e absorver o que eu puder e, por esse motivo, minha lista de seguidos é variada.

Eu acredito que a gente trabalha as ideias estando em locais onde nós não costumamos estar. Não falo só de produtividade, falo de criatividade pra vida mesmo, pra sermos mais criativos no dia-a-dia, nas tarefas diárias, pra compreender melhor as pessoas etc e tal... Eu não sigo todos os meus familiares, e já deixei claro isso. Vez ou outra eu entro no perfil pra ver o que têm postado. Mas isso é muito raro. Significa que não goste deles? Não. As pessoas passaram a ligar likes a like de verdade (aqui vem aquele emoji da menininha com os ombros e braços levantados em sinal de não entendo).

Bom, o que eu quero pedir é pra você diversificar o conteúdo que você segue. Apenas. Sair da bolha é bom. Faz bem pro seu desenvolvimento e um minuto vai surgir uma coisa na sua cabeça que se você não tivesse diversificado aquilo não apareceria. Não tô falando pra você seguir umas coisas nada a ver com você, ou só besteira... apenas abra sua mente para seguir pessoas que pensam diferente de você, que têm outras convicções, pra você entender como as pessoas pensam e ser uma pessoa melhor em comunidade.

Um exemplo... Eu fazia parte de um grupo no Whatsapp, que nem sei como entrei lá mais. A gente falava de musculação e alimentação. Eram só mulheres de idades entre 20 e 40 anos. Como todo grupo, poucas interagem, mas a troca era muito massa. Na época eu até fiz um blog  sobre as coisas que eu estudava, sobre meu desenvolvimento... apaguei. Bom. Fato é que passamos o contato para o Instagram e não é que eu não goste das outras meninas, mas eu selecionei uma que me acrescenta e sempre aprendo com ela, mesmo que eu não seja mãe de uma criança pequena, não queira mais ter filhos, não precise me preocupar com parto, não seja evangélica e não faça CrossFit. Eu assisto a Fran (querida <3) e sempre aprendo. Por causa dela eu me espiritualizei mais, comprei minha bíblia e sem preconceito algum é uma bíblia evangélica (eu nem sabia que existia essa distinção) e aprendi que as bíblias de hoje têm tradução mais facilitada para nossa compreensão. Não vou à igreja evangélica não, passei a fazer o Culto no Lar toda semana. Entende? Ela não me influenciou a ser evangélica, ela me influenciou a ter um contato maior com Deus. Mas... nada do que eu já não buscasse. Nada que eu não precisasse e estivesse pré-disposta a aceitar. Por causa dela, hoje, se alguma grávida falar comigo que quer parto humanizado eu sei falar um pouco sobre isso e aprendi com ela que sofri violência obstétrica. 20 anos atrás ninguém me preveniu sobre isso, nunca nem soube que existisse o tal plano de parto. Nem minha irmã que tem um filho pequeno, não lembro dela falar sobre isso comigo.

Então, se você assiste meus stories quando eu falo sobre marcadores e meu processo de aprendizagem e desenvolvimento no curso de Design de Ambientes, ou quando eu falo sobre comunicar-se e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado aqui no Instagram (mkt em mídia digital), quando eu mostro uma embalagem ou algo relacionado à Produção Editorial, eu espero de verdade que você consiga enxergar mais do que eu digo e consiga pegar para si o que nem sempre está  explícito, pois eu filtro muito o que vou dizer, apesar de não parecer no meio das piadas.

E se você chegou até aqui, um beijo!!!!

P.S.: Vou postar isso no Feed do Instagram

Comentários