Chegou a hora de fazer a famosa 'Lista de Ano Novo'

Unsplash | @glenncarstenspeters

Todo ano a mesma coisa. A gente passa o ano todo desenvolvendo projetos e indo atrás de coisas que... não estavam na lista que escrevemos no dia 31 de dezembro do ano anterior. É uma lista de desejos mas não é auto realizável, né?! Parece que é, mas não é, porque a gente escreve o que quer pro ano seguinte mas esquece ela na gaveta. E as coisas não funcionam bem assim. Essas listas para darem certo, precisam ter itens mensuráveis, específicos, temporais e, obviamente, alcançáveis. Sei que Deus é grande, Deus é 10, Deus é mais, mas... você vai conseguir fazer o que precisa para alcançar o que Deus tá te dando? Pois é. "Faça por onde que eu te ajudarei" 

Resumindo: Primeiro de tudo, você precisa conseguir identificar quando alcançou aquela meta. Para isso, quanto mais específico, melhor. Determinar o tempo para alcançar isso, ajuda você a se empenhar na busca pela realização. Sendo uma meta alcançável, esse esforço todo não será em vão. Por mais que você não o realize, estará mais perto disso do que antes.

Beleza, você fez a lista mas... e aí? Onde essas coisas se encaixam e por que você quer essas coisas? 

Outra forma de enxugar essa lista e ser assertivo é escrever em detalhes como seria o seu dia perfeito. Com hora marcada  e tal.

7:00 Meditar
7:20 Rever lista de tarefas do dia
7:30 Tomar café da manhã nutritivo
8:00 Aula de inglês britânico
9:00 Trabalhar com pessoas que gosto e admiro na empresa X
12:00 Almoçar com um amigo no restaurante Y
13:00 Voltar ao trabalho... 

Você vai ver onde aquele seu desejo se encaixa, se ele é mesmo necessário ou se é apenas um capricho ou, melhor ainda, se você está tão perto daquilo e nem percebeu.

Eu não fiz a lista dos desejos, ainda, mas fiz o dia perfeito e é tão realizável! Eu estou muito feliz por isso, eu posso começar meu dia perfeito amanhã mesmo, alguns detalhes que estão nele só virão para agregar valor, sem eles eu posso ter meu dia perfeito, com eles será melhor, mas eu posso. Yes I can!

Então, uma dica que eu deixo, que é a mais valiosa desse post é: o seu dia precisa deixar você feliz enquanto o planeja, ele deve ser real pra você. Se não, você vai fazer como se fosse só uma brincadeira e nem vai se esforçar pra começar de onde está. Sabe aquilo de fazer o que se quer com as ferramentas que tem? Começar de onde está? Vamos lá. Se não tem como escapar de ser um dia chato, coloque coisas na sua rotina, que te deixam feliz. Coisas saudáveis, por favor. Sei lá... tomar um solzinho, cantar alto no chuveiro, conversar com uma amiga (pessoalmente)...

Não se esqueça de colocar no final do seu dia, uma lista de tudo que você fez, recebeu, viu, etc., pelo qual você é grato. Isso também é divertido e deixa seu dia mais leve. Você começa a ver as coisas de forma diferente.

E se você estiver lendo esse post em um dia qualquer de um mês qualquer, desapegue-se de datas e faça seu dia perfeito com sua lista de desejos para realizá-las quando você quiser. Feliz ano todo!

Comentários