Sobre se expressar bem ou melhor e perder ou fazer conexões
Participei de um grupo de networking composto de mulheres. Só mulheres. Cada uma faz uma coisa diferente e, mesmo que tenha duas psicólogas no grupo, por exemplo, as duas atuam em áreas diferentes com projetos diferentes, o que não causa conflito mas sim, acaba gerando conexões e novos projetos conjuntos.
Pois bem, tem o momento de socializar com comes e bebes e as rodinhas de mulheres conversando e outras vendendo seus produtos físicos. Até que chega o momento de reunirmos em uma sala com mesas e cadeiras onde haveria uma pequena palestra sobre o assunto escolhido do dia, marketing para serviços. Antes do talk (é assim que as pessoas chamam palestras hoje), cada profissional iria se apresentar. Fiquei encantada com a apresentação de algumas que com muita segurança, em 40 segundos falava quem era e a que veio. Algumas fizeram um pitch muito bem feito, eu aprendi a fazer pitch na faculdade de comunicação, até fiz uma aula de pitch no Design de Ambientes, mas eu não preparei um! Achei que era só chegar e falar: Oi, sou fulana, faço isso e aquilo outro. Na hora de me apresentar saiu um grande nada.
Eu consegui falar, mas todo meu conhecimento sobre mim mesma e sobre o que eu faço, sei e gosto de fazer não foi expresso de maneira correta. Então eu pensei que preciso montar o meu manifesto. Eu preciso escrever e reescrever, falar várias vezes, gravar, mostrar pras pessoas... pra quando eu tiver mesmo que falar sobre mim e meu serviço, eu ter a manha!
Até comecei a ler o livro sobre TED talks, onde o autor recolheu características de grandes apresentações e destrincha com muita habilidade. As pessoas dizem que quando a gente se conhece e conhece bem nosso serviço, falamos sobre ele (ou sobre nós) de forma muito fácil. Então eu assisti um podcast onde o entrevistado me deu a chave do que eu precisava. Ele disse que para termos sucesso nos negócios, o objetivo não deve ser "ganhar dinheiro" isso é consequência. O objetivo principal deve ser servir, deve ser fazer algo pelo cliente. O fato é descobrir o que você quer fazer pelo seu cliente com seu produto ou serviço. Então eu entendi e consegui organizar melhor minhas ideias. Eu sempre tive isso como meta, mas a ordem dos fatores estava trocada.
E tem também aquele livro Comece pelo porquê, que fala sobre isso que o cara do podcast mencionou. Com mais detalhes e exemplos, dá até pra fazer um exercício com seu serviço e captar a essência do seu trabalho.
É isso, esse post foi só pra liberar um pouco essa insatisfação que eu estou de não ter sabido me expressar e ter perdido grandes oportunidades de conexões e negócios, simplesmente por não saber dizer o que precisava. Dizem que eu me cobro muito, mas a verdade é essa, eu não soube.
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