Banalização das coisas - será gratidão?


Não de qualquer coisa, mas de coisas grandes! Que não devem nem ser taxadas como "coisas". São tão fortes e poderosas que talvez sejam entidades onipresentes, dessas que quanto mais sentidas, mais se fortalecem e mais energia delas mesmas atrai. 


Primeiro foi o amor. "Te amo" ficou clichê e as pessoas tinham até medo de dizer que amavam uma outra por receio de ser brega. Depois ficou tão comum que passou a ser dito em todos os lugares em todas as relações, basta a pessoa gostar um pouquinho de alguma coisa na outra. "Te amo" virou o "tchau" numa conversa de telefone.

Agora, a recém mais querida palavra do momento "gratidão".  Será culpa da tecnologia? É triste, pois as pessoas passaram a dizer gratidão pra tudo e todos. Gratidão é algo  que vem de dentro. A gente sente mesmo, aquela energia irradia do centro do peito (plexo cardíaco) para o corpo inteiro. Quando a gente sente grato por algo, a gente agradece. Mas gratidão é algo bem maior. Gratidão não é "tchau". Não é "obrigadx".

Gratidão não é, obrigatoriamente, você alimentar uma pessoa e ela te agradecer. Existem pessoas mal agradecidas. Seguindo o exemplo do faminto, ele recebe a comida, come, acha muito bom, mas pensa que você não fez mais do que sua obrigação, pois você tem mais do que ele. Então ele agradece, mas o diálogo real seria:
_ Trouxe essa comida para você.
_ Ah, que bom, está deliciosa. Devia  ter trazido antes, afinal, você tem muito. Olha o tamanho do seu carro, essa roupa limpinha... bla bla bla

Devemos o tempo todo nos colocar no lugar do outro, né?! Sei  que é difícil, eu não me policio tanto quanto deveria, mas quando me coloco, automaticamente perdoo e penso "elx deve ter seus motivos para agir assim"

Vou te contar o que é gratidão pra mim com um exemplo prático. Geralmente sou grata a Deus. Ao ser cósmico criador do céu e da Terra. Estava chegando na academia, que fica dentro de um clube, e quase de frente tem uma mata onde vivem algumas aves e miquinhos. Ouvi o barulho dos miquinhos, que quando passeiam pelas árvores, assoviam fininho para chamarem uns aos outros. Aquilo já encheu meu coração, pela inteligência de seres que são tão pequenos e indefesos, por eles terem encontrado um local onde eram bem tratados e respeitados. Minutos depois, me exercitando dentro da academia, resolvi ir pra uma sala vazia que fica mais isolada e mais perto de umas árvores onde eu talvez pudesse ver os miquinhos passeando. Então continuei focada no treino, mas com os olhos atentos na copa das árvores. Num abaixar e levantar, eu vi um tucano voando lindamente de uma árvore da mata para outra no terreno do clube.

Meu coração parece ter expandido, senti um leve arrepio pelo corpo todo e uma felicidade instantânea. Eu já havia visto esses tucanos voarem por ali, um filhote frequentava a janela do meu quarto (não, eu não moro na selva), mas no momento em que eu senti isso, me toquei de que isso era gratidão. Então eu agradeci a Deus por ter tido essa visão linda, de morar onde moro, de viver onde vivo, de ter as oportunidades que tenho e claro, agradeci a criação d'Ele que, com certeza, não demorou só 7 dias.

Com isso a gente vai  lembrando de outras coisas que nos fizeram sentir dessa mesma forma e, lembra que eu falei da teia energética, a entidade que se expande e se liga à outras pessoas que sentem o mesmo? É isso. Quanto mais AMOR de verdade você sentir, e GRATIDÃO verdadeira você sentir, mais essa entidade se fortalece não só em você, mas onde sua energia tocar.

P.S.: A má notícia é que com a energia ruim acontece a mesma coisa, a boa é que você escolhe o que sentir.

Comentários